domingo, 25 de abril de 2010

Minas para Iniciantes IV - Congonhas do Campo





Então seguimos em frente com nosso roteiro de viagem pelas Terras de Minas ao som de Travessia...
Saindo de nossas queridas Ouro Preto e Mariana, pegamos a estrada no sentido Belo Horizonte, até a BR 040 e dali viramos a esquerda e rodamos mais ou menos uns 80 km no sentido Rio de Janeiro até Congonhas do Campo.

Rua Bom Jesus
-------------
Vale lembrar que estamos em pleno Circuito do Ouro que é, sem dúvida, sinônimo de história.
O século XVIII, período correspondente à mineração do ouro, foi de grande importância para Minas Gerais.

Rua Bom Jesus
-------------
Do ponto de vista histórico, cultural e artístico, este período foi marcante para a consolidação de uma cultura eminentemente mineira.

Ladeira do Bom Jesus
-------------
Dono de um fabuloso acervo histórico e artístico, o Circuito do Ouro possui dois patrimônios da humanidade:
Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Parque Estadual
-----------------------
Congonhas do Campo, a exemplo de toda a margem do Rio Paraopeba, começou a ser povoada nos primeiros anos do século XVIII.

Beco dos Canudos
-------------
Uma das primeiras lavras trabalhadas na região do Vale do Paraopeba foi a de Congonhas do Campo, na qual fincaram um cruzeiro e o denominaram como Arraial Redondo.

Antigo Sobradão - Hoje Hotel e Restaurante
-------------
Pouco tempo depois passou a se chamar Arraial das Congonhas, devido a vegetação que cobria os seus campos: a Àrvore de Congonha.
Devido à quantidade de ouro encontrada, esse importante centro de mineração gerou fortunas para muitos homens que ali se instalaram.

Museu da Imagem e da Memória
-------------
Em 1746, numa lista secreta dos homens mais abastados da Capitania constou dez nomes da Freguesia de Congonhas e todos eram mineiros.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
-------------
Nessa época, foram construídos imponentes sobrados, casas de câmaras e cadeias, chafarizes, singelas capelas e magníficas igrejas, onde pode florescer o talento de artistas como Antônio Francisco Lisboa - "o Aleijadinho"

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
-------------
O principal atrativo do patrimônio de Congonhas é o conjunto formado pela Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com as esculturas dos 12 Profetas no adro e as 6 Capelas dos Passos da Paixão.

"Distante nove léguas dessa terra
há uma grande ermida, que se chama
Senhor de Matosinhos; este templo
os devotos fiéis a si convoca
por sua arquitetura, pelo sítio
e, ainda muito mais, pelos prodígios
com que Deus enobrece a santa imagem."

Tomás Antônio Gonzaga

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e as 6 Capelas dos Passos da Paixão
-------------
A Basílica do Senhor Bom Jeus de Matosinhos, que começou a ser construída em 1757 e só foi totalmente concluída em 1790, com o término das obras do adro e escadarias.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e as 6 Capelas dos Passos da Paixão
-------------
Apesar do adro estar concluído, é pelos Passos da Paixão que Aleijadinho inicia seu trabalho, o qual se estende de agosto de 1796 a dezembro de 1799.
Nesse período são talhadas as 66 figuras em madeira, que seriam posteriormente dispostas em seis capelas:
Ceia, Horto, Prisão, Flagelação/Coroação de Espinhos. Cruz-às-Costas e Crucificação...
Os trabalhos de policromia se iniciaram em 1808, sendo executados por Francisco Manuel Carneiro e Manoel da Costa Athayde.

O Passo da Ceia
----------------
Situado na parte inferior da rampa ascendente ao Santuário do Bom Jesus, inaugura, do ponto de vista iconográfico, a série de estações da Via Crucis de Congonhas.

O Passo da Ceia
----------------
Figuras em madeira, por Aleijadinho e os trabalhos de policromia por Francisco Manuel Carneiro e Manoel da Costa Athayde.

O Passo do Horto
----------------
"""Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, ( 29 de agosto de 1730 - 18 de novembro de 1814) era "pardo escuro, tinha a voz forte, a fala arrebatada e o gênio agastado"""

O Passo do Horto
----------------
"""...a estatura era baixa, o corpo cheio e mal configurado, o rosto e a cabeça redondos, e esta volumosa; o cabelo preto e anelado, o da barba cerrado e basto"""

O Passo do Horto
----------------
"""....a testa larga, o nariz retangular e algum tanto pontiagudo, os beiços grossos, as orelhas grandes e o pescoço curto."""

O Passo do Horto
----------------
"""Aleijadinho foi um importante escultor, entalhador, desenhista e arquiteto no Brasil colonial."""

O Passo da Prisão
----------------
"""Com um estilo relacionado ao Barroco e especialmente ao Rococó, é considerado o maior expoente da arte colonial em Minas Gerais (comumente chamada Barroco Mineiro) e no Brasil Colônia em geral."""

O Passo da Prisão
----------------
"""Toda sua obra foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rey e Congonhas do Campo."""

O Passo da Flagelação
----------------
"""Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos."""

O Passo da Flagelação
----------------
"""Para vários pesquisadores, Aleijadinho é o maior nome do Barroco Latino-americano.
A partir de 1777, o artista começou a sofrer os sintomas de uma misteriosa doença que lhe causou deformidades no corpo e que lhe valeram a alcunha de "Aleijadinho"."""

O Passo da Crucificação
----------------
"""Sofria dores horríveis e perdeu os dedos dos pés e teve de andar de joelhos."""

O Passo do Carregamento da Cruz
----------------
"""Também terminou por perder os dentes e os dedos das mãos, e suas deformidades teriam feito com que trabalhasse escondido por tendas para que as pessoas não o observassem."""

O Passo do Carregamento da Cruz
----------------
"""Seu escravo Maurício seria o responsável por atar a suas mãos os cinzéis com os quais esculpia."""

Os Profetas
----------------
"""A amplitude da obra realizada em Congonhas, em apenas nove anos, exigiu a cooperação intensa de auxiliares, mais do que em qualquer outra situação."""

Os Profetas
----------------
"""Já no final de sua vida, gravemente mutilado pela enfermidade, Aleijadinho não teria deixado tão valioso conjunto de obras, sem a colaboração de seus artesãos."""

Os Profetas
----------------
"""Em 1796, no apogeu de uma vitoriosa carreira artística, e considerado pelos próprios contemporâneos como superior a todos os outros artistas de seu tempo, Aleijadinho inicia em Congonhas o mais importante ciclo de sua arte."""

Os Profetas
----------------
"""Em menos de dez anos cria um total de 78 estátuas, entre as quais estão as suas obras-primas."""

Os Profetas
----------------
"""Atualmente se debate que doença poderia ter causado esses problemas ao Aleijadinho, dividindo-se as opiniões entre sífilis, reumatismo, porfíria, anseníase, lepra e poliomielite.

Aleijadinho morreu pobre e esquecido.""""

Recibo
------
A reprodução acima,é um recibo com a assinatura de Aleijadinho, ao terminar os trabalhos de esculturas dos Passos da Paixão. O texto abaixo foi mantido conforme escrito na época pelo escultor.

"Recebi do Irmão Vicente cento e setenta e sete oytavas e três coartos de ouro procedidos dos jornais de mim e dos meus officiais que trabalhamos na obra escoltura dos Paços da Payxão do Senhor de Matozinhos desde o primeiro de Agosto até o último de Dezembro deste presente ano e para clareza faço este de minha letra e sinal.
Matozinhos das Congonhas do Campo de 1796.
Antônio Francisco de Lisboa.

Os Profetas - ABDIAS
----------------
Terminada e execução das imagens dos Passos da Paixão, Aleijadinho e seu "atelier" iniciam as obras no adro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Os Profetas - AMÓS
----------------
O magnífico conjunto estatuário foi totalmente executado em menos de cinco anos.

Os Profetas - BARUC
----------------
Mesmo muito debilitado pela doença que o consumia e utilizando largamente o trabalho do seu "atelier", Aleijadinho deixou em Congonhas, nas imagens dos Profetas, a marca do seu gênio.

Os Profetas - DANIEL
----------------
Esta marca se percebe antes mesmo de uma análise mais detalhada dos 12 profetas.

Os Profetas - EZEQUIEL
----------------
Ela é visível na magnífica integração das estátuas ao suporte arquitetônico constituído pelo adro, com suas escadarias em terraços e imponentes muros de arrimo.

Os Profetas - EZEQUIEL
----------------
Os blocos verticais de pedra parecem brotar espontaneamente dos parapeitos que arrematam a parte superior dos muros, contrapondo a linha horizontal dominante, modulações rítmicas de poderosa força expressiva.

Os Profetas - HABACUC
----------------
As atitudes e os gestos individuais de cada uma das estátuas são simetricamente ordenados com relação ao eixo da composição.

Os Profetas - ISAÍAS
----------------
As correspondências não se fazem de forma geométrica, mas por oposições e compensações de acordo com a lei rítmica do barroco.

Os Profetas - JEREMIAS
----------------
Um gesto de aparência aleatória, quando visto isoladamente como ampla flexão do braço direito do profeta Ezequiel, adquire extraordinária força expressiva quando relacionado com seu prolongamento natural, constituído pelo braço esquerdo de Habacuc.

Os Profetas - JOEL
----------------


Os Profetas - JONAS
----------------


Os Profetas - NAUN
----------------


Os Profetas - OSÉIAS
----------------
O mais importante dos profetas menores, Oséias, ocupa no Santuário lugar sobre o pedestal que arremata o parapeito de entrada do adro.

Os Profetas - OSÉIAS
----------------
Oséias, assim como Ezequiel e Jeremias, veste um casaco curto, abotoado da gola à barra e preso na cintura por uma faixa.
A cabeça é coberta por um barrete semelhante ao de Ezequiel.
Calça botas tipo borzeguins e tem na mão direita uma pena, cuja ponta, apoiada sobre a barra do manto, reproduz uma atitude de quem está escrevendo.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
-------------

Frontal do adro - Inscrição
-------------

Igreja Nossa Senhora do Rosário
-------------
Esta igreja é como certas pessoas...
A gente não deve se deixar enganar pela aparência externa...
Porque o interior é um luxo só

"""A capela do Rosário, a mais antiga da cidade, foi construída por escravos nos fins do século XVII. Apresenta fachada despojada, seguindo as tendências arquitetônicas da época: frontão triangular com pequeno óculo, duas panelas a altura do coro e porta central de verga reta. Também, como característica de seu tempo, a sineira fica separada do corpo da igreja."""

Igreja Nossa Senhora do Rosário
-------------
"""O altar mor, em madeira recortada, guarda bela imagem portuguesa de Nossa Senhora do Rosário, esculpida em madeira, e nas laterais, os santos negros Efigênia e Benedito.
As imagens que compõem seus altares são todas de cor negra com exceção da imagem de Nossa Senhora do Rosário padroeira da igreja."""

Igreja Nossa Senhora do Rosário
-------------
"""No altar lateral encontra-se São Expedito, ladeado por Santo Antônio e São José."""

Igreja Nossa Senhora do Rosário
-------------
"""Na sacristia encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Mercê e São Sebastião com características de arte popular primitiva."""

Igreja Nossa Senhora do Rosário
-------------
"""No cimo do arco central há um medalhão com o desenho do mapa mundi, sustentado por dois anjos."""

Igreja Nossa Senhora da Conceição
-------------
A paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Congonhas foi criada em data indeterminada, anterior a 1720.

Igreja Nossa Senhora da Conceição
-------------
Na Igreja Nossa Senhora da Conceição encontram várias fases do barroco.
Tem o frontispício de Aleijadinho e pintura dos melhores artistas mineiros da época.
A fachada da igreja Matriz foi construída em estilo jesuítico na segunda metade do século XVIII, com duas caprichosas torres com cunhais e cimalha de cantaria, frontais com voluta e sineira, ligadas ao corpo da Igreja.
A portada é talhada em pedra-sabão, com ombreiras frisadas e sobrepostas em dois fragmentos de frontão centrado por medalhão representando a Arca de Noé e a Pomba Imaculada com ramo de oliveira no bico, pairando sobre o dilúvio do pecado, representando a pureza, a bonança e a aliança de Deus com o homem; tudo encimado pela coroa real da Imaculada Conceição, padroeira e princesa do reino de Portugal.
A parte central desta portada leva a marca inconfundível da mão do Aleijadinho.

Igreja Nossa Senhora da Conceição
-------------
A nave única, sem corredores laterais, é uma das maiores de Minas.
Os altares e retábulos representam diversas fases do barroco.

Igreja Nossa Senhora da Conceição
-------------
O altar da esquerda é consagrado à Nossa Senhora do Carmo.
No altar ao lado do arco-cruzeiro, está Nossa Senhora das Dores.
A capela-mor, de 1764, tem a douração é atribuída a Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho.
Coroando o retábulo, o Sagrado Coração de Jesus.

Igreja Nossa Senhora da Conceição
-------------
A nave, muito espaçosa, é uma das maiores de Minas, e forma um só corpo, sem corredor, com balaustrada em jacarandá.
Tem forro de abóbada de berço em tábua corrida sem pintura.

Igreja Nossa Senhora da Conceição
-------------
No altar lateral da igreja Matriz, à esquerda, está a imagem de Santana.
Nos altares ao lado do arco se encontram a imagem de Nossa Senhora das Dores e a do Senhor dos Passos.
Em outros altares, erguem-se belíssimas talhas, querubins assexuados, colunas salomônicas, folhas de parreiras.
Ao fundo da Igreja estão as imagens de Cristo Flagelado "Ecce Homo"e da Nossa Senhora da Pedra Fria.
No arco central, a coroa real e o escudo, sustentado por dois anjos, a indicar que a vigaria foi criada por decreto real, em 12 de fevereiro de 1734.
No altar-mor se encontra a Imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, de origem portuguesa de boa fratura.
Nos nichos laterais imagens de São Jerônimo e Santa Bárbara.
E em cima do altar a imagem de São José e ao lado do retábulo a representação da Santíssima Trindade.
Santos e imagens, incrustados nos altares em meio às colunas decorativas, atlantis, rocalha e anjos em fino labor de talha, fazem da Matriz de Nossa Senhora da Conceição uma das mais belas igrejas de Minas.

Igreja de São José
-------------
A Igreja de São José é rica em esculturas.
Foi iniciada em 1817 e terminada no final do século XIX.

Igreja de São José
------------
A fachada singela apresenta linhas curvas, na qual o frontão é formado por volutas e outros elementos decorativos.

Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda
------------
A Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda, no distrito do Alto Maranhão, foi construída em 1746.
A sineira também apresenta-se lateralmente separada da Igreja.

Igreja de Nossa Senhora da Soledade
------------
A Capela de Nossa Senhora da Soledade, sita em Lobo Leite, foi filiada inicialmente à Igreja de Ouro Branco.
A capela se transformou em igreja,cuja documentação não é conhecida, mas cujas características permitem atribuí-la à primeira metade do século XVIII, tanto pelo aspecto externo,como pelos elementos interiores.
Possui frontaria típica, com o portal e duas janelas rasgadas ao nível do coro, vão com vergas em arco de círculo. O conjunto é enquadrado por dois pilares com pedestal, base e capitel loscano; essas pilastras são terminadas com os cunhais.
Sobre esses elementos verticais corre um entablamento bem proporcionado, em cujas extremidades há dois corruchéus.
Apoiado no entablamento o frontão movimentado de curvas e contracurvas, tem um óculo e é encimado pela cruz.
A sineira também apresenta-se lateralmente separada da Igreja.

Romaria
------------
Além do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, a Romaria é outro monumento que merece ser visitado em Congonhas.
Trata-se de um antigo pouso para os romeiros pobres que vinham em peregrinação até a cidade durante a semana do Jubileu.

Romaria
------------
Construída no século XVIII, a Romaria depois de ser desativada, foi vendida para um grupo que pretendia erguer ali um hotel.
Acabou sendo demolida em 1968.
Restou apenas o pórtico de entrada, formado por duas torres - no estilo das capelas dos Passos da Paixão - ligadas por um arco.
Entretanto, o hotel nunca seria construído.
Em 1994, a administração municipal resolve reconstruí-la.
Foram mantidas as mesmas características do antigo pouso: o formato ovalado, com uma grande praça central, onde ficavam amarrados os animais dos tropeiros.

Romaria
------------
Agora a Romaria se transformou num grande espaço cultural.
Uma das quatro alas é destinadas ao Museu Sacro e ao Museu da Memória.
Ali também fica o Museu de Mineralogia. Além dos museus, na Romaria estão a Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, lojas de souvenirs, lanchonete, auditório, oficinas de arte, etc.

Parque da Cachoeira
------------
Você também encontrará em Congonhas diversos pontos para visitar, como por exemplo o Parque da Cachoeira.

Parque da Cachoeira
------------
Com área de 57 mil metros quadrados, o Parque da Cachoeira, a 5 Km do centro da cidade de Congonhas, tem uma completa estrutura para o lazer, com 10 piscinas de água corrente, quadras poliesportivas, campos de futebol, anfiteatro, lachonetes, restaurantes, estacionamento, área de camping, playgrounds, churrasqueiras e quiosques.

Parque da Cachoeira
------------
Um paraíso esculpido pela natureza que retrata toda a beleza natural de Minas.

Congonhas do Campo
------------
Mais uma cidade de Minas, mais um passo dentro do sincretismo religioso e culinário mineiro.
Porque não se pode esquecer que andando pelo interior de Minas ao cair da tarde, impera no ar, a fumaça de velhos fogões de lenha saindo de chaminés de casinhas simples, espalhando no entardecer o gostoso cheiro de feijão cozinhando e exalando como se fosse de um cirilo, se misturando com a hora do Ângelus, com certeza bate sempre uma saudade...

Congonhas do Campo
------------
E é isso Moça Bonita...
Só estando lá pra sentir...
E grita dentro de nós a melancolia da Soledade.
Hora de pegar de novo a estrada.
Ainda há pela frente mais paragens a nossa espera.
Até
1/2 beijo sabor chá de congonhas...


aNTONIocARLos


Música : Travessia - Milton Nascimento

2 comentários:

  1. Aunque cada canción que uno compone es especial, hay algunas que salen del alma
    y esta canción así es...
    Habla de las emociones que uno siente...los recuerdos que trae una fotografía en particular...
    Así que para todos ustedes, "Tu Fotografía" dice así...

    (Palabras de Gloria Estefan al interpretarla)

    TU FOTOGRAFÍA
    Compositior Gian Marco
    Intérprete Gloria Estefan


    Me levanto en tu fotografía
    me levanto y siempre ahí estas tú
    en el mismo sitio y cada día
    la misma mirada el mismo rayo de luz
    el color ya no es el mismo de antes
    tu sonrisa casi se borró
    y aunque no estés claro yo te invento
    en mis pensamientos
    y en mi corazón...

    Nadie tiene un pacto con el tiempo
    ni con el olvido y el dolor oh no
    si desapareces yo te encuentro
    en la misma esquina de mi habitación

    Cada día que pasa te pienso y te vuelvo a mirar
    cada cosa en su sitio, el pasado el presente
    en el polvo mis dedos se juntan
    y quiero tenerte cambiando conmigo
    no he movido tu foto ni el tiempo en los años
    si me hablas de lejos procura avisarme temprano
    y asi controlarme

    Me levanto en tu fotografía
    Cada día invento una actitud
    y aunque no se note el blanco y negro
    Uh no me desespero
    uso mi imaginación
    nadie tiene un pacto con el tiempo
    ni con el rocío de la flor
    si desapareces yo te encuentro
    en la misma esquina de mi habitación

    Cada día que pasa te pienso y te vuelvo a mirar
    cada cosa en su sitio el pasado el presente
    en el polvo mis dedos se juntan
    y quiero tenerte cambiando conmigo
    no he movido tu foto ni el tiempo en los años
    si me hablas de lejos procura avisarme temprano
    y asi imaginarme
    que te tengo aqui....

    ResponderExcluir
  2. precisode saber como era os rios antigamente para trabalho de portugues

    ResponderExcluir