segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reflexões





Reflexões de Outubro
( DELÍRIO ...talvez?) .

A primeira quinzena de Outubro
veio toda especial, como previ.

Veio para agravar a sede abstrata
bem como para nutrir cotidianos;
longe da evasão dos livros,
na loucura sóbria
das palavras sem dicionário,
no delírio bem real e sem sombras
dos momentos a dois.

Ir ao cinema acompanhado
tem um sabor todo especial,
perder-se na imensidão
castanha dos teus olhos,
fazer ou não promessas,
dormir o hoje sem a insônia
ou o stress do amanhã.

São pequenas as motivações da alegria.

Por outro lado, a inquietação e o rumor
ecoando infinitos aqui dentro.

Sempre em busca da transcendência
que o cotidiano jamais conseguirá proporcionar.

Sempre em busca do mais
que fica bem perto do quase.

É dessa luta permanente que se constitui
o claro-escuro da vida,
entre o vivido e o sonhado,
idealizado, experimentado,
por fim, aprendido.

A gente é criança que precisa de abajur
para as noites mais escuras.

È quando escurece, que a nossa criança
se apega a mais remota luz,
ao excesso dela na memória, e com isso
permite o frescor de repouso da sombra.

As divagações abstratas
confrontam-se
com o café da manhã
em comum
nessa semana compartilhada de Outubro,
mesmo que voce só tome chocolate
e deteste o meu beijo de café.

Poucos os momentos pessoais
para deliberação.

Imiscuo-me no cotidiano alheio,
de modo que muito pouco do meu
me sobra para reflexões pessoais,
para a troca gentil
nesse lado oposto do monitor.

Pouco ou nada me sobra de meu,
porque tudo descamba pro nós;
e se eu pudesse escolher
haveria sempre menos pausas
entre um momento e outro.

No momento em que
minha perna invade a sua
e eu viro o amor que resultou
na metade cingida de dois,
um clarão da minha alma
me apontaria a divisão
e os limites dos nossos corpos,
que não são apenas corporais.

Porque há um limite de alma
na superfície celular
do meu corpo.

E antes do nós,
haveria mais linhas divisórias
para que a fusão
que derriba nossas caravelas
em mares de corpos
e sensações comuns,
também moldasse
de maneira a deixar mais visível
a fissão sobrevinda do amor,
que redunda sempre
na aquisição de energias
e emoções pessoais intransferíveis.

Inalienáveis para ser mais exato!

Toda agremiação de corpos,
de idéias e de almas
contém também
os caminhos
de sua própria segregação,
traduzida volta e meia
em NÃOS!

E se viro nós,
é porque um dia não fui você,
fui liso na corda bamba
que modula mãos, e a experiência
sem porquês.

Depois eu viro você
para ser eu.

E se perdesse o encanto
saber mais dos limites nossos,
a gente se reconstruiria
com os vestígios da fissão nuclear.

Toda sorte de energia evadida
reergueria minha matéria atômica,
densa, toda minha,
mas que só reage com reagentes
que não são meus, nem teus,
e não há lógica FUZZY
que explique o que posso
e nem mesmo DEUS,
pois quando nos percebemos
no apagar da noite,
somos a parte do todo
espalhado por toda parte
um do outro.

Daí a fonte de toda esta cumplicidade,
uma vez que nos inauguramos
de novo
e de novo
e de novo,
todas as manhãs.


Na mesma medida,
meus íons, que salgam outras águas,
desde Maio
onde correnteza pacífica e profunda,
conjugariam meu corpo,
meu verbo e meus pensamentos
no corpo de outra pessoa, (Você )
no verbo de outra pessoa, (Você)
que sou quase eu revivido ( UNO)
em dimensões continentais ( Nós )

E o que nos sobra então da vida a dois,
é remanescer e continuar...

Vale a pena?
Ah! Decerto valerá...
dona moça bonita
das mil e Huma noites
das sem nem Huma máscara
que sempre relutas
em tirar, porque entende
que é preciso instigar
esquecendo que latejas
tanto quanto eu
nesta vontade
sem hora
e sem lugar...

Mesmo não sabendo
onde tudo isso
vai desaguar

por ti
por mim
em outubro
ou tudo
2oo7

antonio carlos




ps- O digitoscrito cima, foi enviado em 2007 para uma moça bonita e querida que de tanto me ouvir falar das praias do nordeste, decidiu me matar de inveja e se mudar de Jundiaí em São Paulo de mala e cuia para uma das mais lindas cidades do Nordeste.
Ontem achou este mail na sua antiga caixinha de guardados e teve a gentileza de me reenviar, (transcrevi aqui), mesmo porque depois de ter passado por mais tantos outubros as angústias e incertezas continuam latejantes e atuais.

Brigado Moça Bonita!

antoniOCarlos
2010


Música : Its Not Goodbye - Laura Pausini
____________________________________________________



Ontem fui assistir The Blind Side ( Sonho Impossível )
Realmente Sandra Bullock merecia ter ganho o Oscar.
Estranhei de inicio ela de cabelo louro, mas em pouco tempo assume o personagem de maneira tão impecável em uma história tão pungente que a cor do cabelo não faz a menor diferença
Dizem que a vida imita a arte, mas neste caso a arte com certeza tentou de forma brilhante imitar a vida...
Recomendo, mesmo porque para mim, um simples desavisado, a maior e mais grata surpresa aconteceu no final do filme, me obrigando a ficar sentadinho e enternecido até o final dos créditos...

1/2bj


2 comentários:

  1. Tony querido...
    Esa Moça Bonita tiene alma de poetisa!!
    Seguramente estará encantando con sentimientos traducidos a profundas metáforas...desde Jundaí
    hasta donde se encuentre cada uno de sus especiales afectos!

    Moça Bonita radicada en Jundaí...
    Tenés una hermosa forma de decir...de expresar...sumamente profunda y estética!

    Ojalá ella llegue a leer este mensaje jardinero que le estoy dedicando!

    En cuanto a tus palabras para ella, Tony...
    encajan tan perfectamente, en sintonía emocional...en ritmo poético...en intensa comunión...superando el tiempo y el espacio...
    tan ajustaditas a lo que los dos querían y precisaban transmitirse...
    que un primer momento creí que tus palabras formaban parte del texto de la Moça Bonita...
    en una continuidad que no deseaba acabar...
    Hermosa comunicación que vuelve a cobrar vigencia...
    Con seguridad nunca la perdió! Como todo lo que realmente vale e importa!!

    Tony, sigo sin olvidar mis promesas anecdóticas de este fin de semana...son dos!
    una ariana jamás olvida sus promesas...por una sencilla y arianísima razón...rsS!
    Tenemos muy buena memoria, porque la ejercitamos muchísimo...nunca dejamos de pensar...de rememorar...de fantasear...de proyectar...nuestras cabezas jamás descansan...rsS!
    ahahahahahahaha!
    A todo esto, sabés cual es el dato curioso?
    Justamente la parte del cuerpo más vulnerable de los arianos, por donde pasa todo lo que nos pasa...incluída la tensión, es la cabeza! rsS!
    Es nuestro centro corporal más importante, el que nos rige, y es también el más vulnerable...
    Allí se gesta todo..algunas migrañas que hacen época también! rsS!

    Entonces como te decía, volveré para anecdotar...rsS!
    Hoy a media tarde voy a encontrarme con mi primera y única amiga orkuteana, argentina y bonaerense! rsS!
    Será nuestro primer encuentro real-real!!
    Y es prometedor...
    Nos hablamos por teléfono para combinar...
    y nuestra charla duró 40 min! rsS!
    Jamás pierdo la oportunidad de conocer personalmente a estas increíbles personas...verdaderas joyas que esta red social nos da como presente...
    Mis experiencias siempre fueron conmovedoras!
    Después de abrazarnos por primera vez, y de pasar largas horas conversando mirándonos a los ojos, riendo, grabando nuestras voces en nuestros corazones...todo se fortaleció...
    Y los lazos que nos unían aún antes de vernos frente a frente, de saber como se sentirían esas manos y esos abrazos apretados...quedaron sellados para siempre!!
    Ya pasé cuatro veces por esta experiencia inolvidable, con el corazón palpitando a mil!!!
    Con una preciosa amistad de Jataí-Goiás...
    de Sampa...de Xambioiá-Tocantins...De Ponta Grossa-Paraná...hoy voy por mi encuentro Orkut-Baires...rsS!
    Volviendo a mis afectos especiales brasileños...
    no descansaré hasta apretujar con fuerza a representantes de los 23 Estados que me faltan!
    EU VOU!! VOU SIM!!!

    Besotes esperanzados + arianamente determinados!! rsS!


    P.D: Tendré en cuenta tu recomendación cinematográfica!

    ResponderExcluir
  2. obrigada querido.
    Por isso e por aquilo!!!!

    beijos mil

    OXIDI!!! Vamos pedir uma musiquinha?!!!

    ResponderExcluir