quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mi historia entre tus dedos





Hombres necios que acusáis a la mujer sin razón,
sin ver que sois la ocasión de lo mismo que culpáis.
Si con ansia sin igual solicitáis su desdén,
¿por qué queréis que obren bien si las incitáis al mal?
Combatís su resistencia y luego, con gravedad,
decís que fue liviandad lo que hizo la diligencia.
¿O cuál es más de culpar aunque cualquiera mal haga:
la que peca por la paga o el que paga por pecar?

..................................................................................................

ANTIGA DOR

O subtil,
o reflexo,
o vago,
o indefinido,

Tudo o que o nosso olhar
só vê por um momento,

Tudo o que fica
na Distância diluído,

Como num coração
a voz do sentimento.


Tudo o que vive
no lugar onde termina

Um amor,
uma luz,
uma canção,
um grito,

A última onda
duma fonte cristalina,
A última nebulosa
etérea do Infinito...


Esse país
aonde tudo principia
A ser névoa,
a ser sombra
ou vaga claridade,

Onde a noite se muda
em clara luz do dia,
Onde o amor
começa a ser uma saudade;

O longínquo lugar
aonde o que é real
Principia a ser sonho,
esperança, ilusão;

O lugar onde nasce
a aurora do Ideal
E aonde a luz começa
a ser escuridão...

A última fronteira,
o último horizonte,
Onde a Essência aparece
e a Forma terminou...

O sítio onde se muda
a natureza inteira
Nessa infinita Luz
que a mim me deslumbrou!
...

O indefinido,
a sombra,
a nuvem,
o apagado,

O limite da luz,
o termo dum amor

Tornou o meu olhar
saudoso e magoado,
Na minha vida
foi minha primeira dor

...
Mas hoje,
que o segredo oculto
da Existência,
Num momento de luz,
o soube desvendar,

Depois que pude ver
das Cousas a essência
E a sua eterna luz
chegou ao meu olhar,

Meu infinito amor
é a Alma universal,
Essa nuvem primeira,
essa sombra d’outrora
...

O Bem
que tenho hoje
é o meu antigo
Mal,
A minha
antiga noite
é hoje
a minha aurora!...

TEIXEIRA DE PASCOAES
(1877-1952)


antoniOCarlos
2o1o

e é isso
moça
sempre tem o dia seguinte
mesmo na Terra do Nunca
.............

Música : Mi historia entre tus dedos - Eros Ramazoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário