sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que faz você feliz?



O que faz você feliz?



O que me faz feliz?


Me faz feliz,

A civilidade de pessoas especiais

que todos os dias nos oferecem

o melhor que tem dentro de si,

sem exigir contrapartida.


Me faz feliz,

De repente ser surpreendido

por ouvir por acaso

alguém despercebidamente

falando bem de mim,

o que de alguma maneira

me identifica como um homem

com civilidade


È o sentimento da consideração,

o fazer porque gostamos impunemente,

sem que peçam , sem que exijam...


O Prazer de fazer por si mesmo.


Certo que,

corre-se o risco de ser mal entendido,

recebido ou amado.


Corre-se até mesmo o risco

de ser odiado, por aqueles

que pelo medo e risco de ser

repudiado ou rechaçado,

permanecem de braços cruzados

como sentinelas das críticas.


Ousar é perigoso


Querer ser feliz hoje em dia também


Tenho a certeza que é mais fácil

alguém simpatizar conosco

porque choramos

do que por darmos risadas

ou sermos felizes...


São aquelas famosas reações :

-Bobo ri a toa

-Viste um passarinho azul hoje?

-Etc etc


E a resposta?

Não há o que responder...

a não ser como o nosso delicioso

silencio da paz e felicidade interior.


Ser colorido em um mundo de cinzas

é correr o risco de ser mal interpretado

e estar disposto a dar muitas explicações...


E adianta explicar?

Falar que estamos rindo

porque vimos um cachorro parado

na beira da rua

esperando o semáforo abrir

para atravessar elegantemente ,

sem olhar pros lados???


Alguém vai entender?

Você com certeza eu sei,

que se for como nós, sim....


Afinal temos muito mais em comum

do que uma simples conjunção zodiacal.


Mas porque estou escrevendo isso?

O que me faz feliz?


Um monte de coisas me faz feliz...


Mas comecei a estória pra contar que hoje ,

agora a pouco tive que ir até o centro de Porto Alegre

( moro na zona sul da cidade )

e na volta, no meio de uma subida ,

no meio de uma quarta feira,

como estava sem transito ,

eu que todos os dias

subo aquela ladeira

a um milhão de quilômetros por hora,

sem querer

olhei para o lado

e a vi...


Uauuuuuuuuuuuu


Que coisa mais linda


Que milhão de pensamentos

ela me ocasionou...

Uma reação em cadeia,

sentimentos antigos

surgiram aos borbotões,

por causa da simples visão

daquela maravilha.


O que era?

Quem era?


Brincadeira,

mas lá estava toda faceira e linda

plantada bem na frente da casa,

no meio do jardim ,

uma linda Quaresmeira , ou Manacá...



Hum , mas porque todo este escândalo?

Porque quando vim pra Porto Alegre,

percebi que este tipo de arvore

nativo da mata atlântica

só é encontrado até o norte de Santa Catarina....


Não tem naturalmente por aqui....


Uma arvore belíssima

que é o encantamento da maioria dos paulistas

que como eu gosta de flores e arvores.


Sim porque na época da Quaresma ( daí o nome )

estas arvores iluminam

com seu multicolorido toda a serra do Mar...


Fazendo parte da paisagem típica

de quem desce de carro para Santos ,

pela Rodovia Anchieta ou Imigrantes.


A mais bela característica é que

olhando as flores multicoloridas,

você não consegue identificar

como é que pode haver flores

que variam do branco ao roxo

tudo numa mesma arvore.


A explicação é simples,

as flores abrem brancas

e com o passar dos dias

vão adotando tons de azul ,

depois roxo, até caírem do pé...



(Morrem depois de dar um belo espetáculo de luz e cor.)



Então hoje ,

uma Quaresmeira

num grandioso gesto de Civilidade,

me fez feliz...


Me fez feliz pela beleza dela em si,

ali de graça, oferecendo pra todos que passavam

o melhor que uma arvore pode dar a nós humanos...


Fez isso porque é o destino dos Manacás, florirem,

se nem olhamos ou prestamos atenção,

ou se retribuímos com adubo, água, poda

ou um simples sorriso de encantamento

isso é problema nosso não dela


Fico feliz também com a civilidade

da pessoa que a plantou alí...


Ao escolher plantá-la na frente da casa, no jardim,

e não nos fundos, ela estava compartilhando com todos

a alegria que mais tarde se traduziria em flores,

com certeza não esperando nada mais

que o simples encantamento

de quem por lá passasse.


Me fez lembrar que um dia a muito tempo atrás,

eu também sai pelo meio do mato,

até achar uma muda pequenina,

arrancada com todo cuidado

lá do topo da serra do mar ,

e depois cuidadosamente plantada

na frente de minha casa...


Sim, eu fiz por mim, mas com certeza,

aquela Quaresmeira linda ,

coloriu e alegrou meus dias

que naquele tempo eram

muito tristes e cinzas


Fez isso todos os anos

até o dia , oito anos depois

em que um temporal a arrancou da terra ,

encerrando sua vida de encantamento

para todos os que passavam pela rua.


Eu chorei,

mas ao mesmo tempo fiquei feliz....


Tudo tem seu tempo...


A natureza a tinha plantado no meio da mata,

onde ela não precisava de proteção contra ventos fortes,

eu replantei sem atentar pra isso

e depois a própria natureza veio colher...

fechou-se o ciclo dela...


Como mais tarde se fecharia

aquele meu, triste e cinza


Então é isso dona moça bonita...

Hoje, um manacá me fez feliz

E você?

O que te fez feliz hoje?

Conta pra mim?




este texto foi escrito em Agosto de 2007
mas mesmo assim continua válido...

aNTONIocARLoS


Música : The End of August - Yanni


O vídeo abaixo, de Cristóbal Vila, intitulado Nature by Numbers, ilustra de maneira bastante elegante e poética uma das proporções mais recorrentes da natureza, a razão áurea, e suas consequências geométricas, que moldam tantas formas naturais.
Melhor visto em tela cheia!

MATEMÁTICA
M
arteMÁTICA
MATE
mágica

Enjoy it!



Nenhum comentário:

Postar um comentário