domingo, 14 de fevereiro de 2010

SONATA & XADREZ





SONATA
& XADREZ



“Ela não atendeu ao telefone no dia seguinte e no outro.
E um dia depois, esta carta:

..................................

Noite de quarta feira 21/12

Caro Richard:

É muito difícil saber
como e por onde começar.

Estive pensando
por muito tempo e a fundo,
através de muitas idéias,
tentando encontrar um meio...

Finalmente me ocorreu
uma pequena idéia,
uma metáfora musical,
através da qual pude
pensar claramente
e encontrar a compreensão,
se não algo que ao menos
a satisfaça.

Quero partilhá-la com você.

Assim, por favor,
peço que me suporte,
enquanto passamos
por outra lição musical.

A forma mais comumente usada
para as grandes obras clássicas
é a da sonata

É a base de quase todas
as sinfonias e concertos.


Consiste de três partes principais :

a exposição ou abertura,
em que pequenas idéias e motivos
são explorados ao máximo,
expandindo ,
muitas vezes passando
de maior (feliz)
para menor (infeliz)
e voltando,
sendo desenvolvidos
e entrelaçados em complexidade maior,
até que finalmente vem :

a recapitulação,

em que existe uma reapresentação,
uma gloriosa expressão
da maturidade plena e rica
que as pequenas idéias
alcançaram através do processo
de desenvolvimento.

Você pode perguntar
como isso se aplica a nós,
se ainda não percebeu.

Eu nos vejo embatucados
numa abertura interminável.

A principio,
foi a coisa real, pura delicia.

É a parte de um relacionamento
em que a pessoa
se mostra em seu melhor :

divertida, encantadora,
excitante, interessante, interessada.

É um tempo em que a pessoa
se sente mais tranqüila
e mais cativante,
porque não experimenta
a necessidade
de levantar suas defesas;

assim, a parceria aconchega
um ser humano afetuoso,
ao invés de um cacto gigantesco.

É um tempo de prazer para ambos
e não é de admirar
que você goste tanto de aberturas
que se empenhe em tornar a sua vida
uma sucessão delas.

Mas os primórdios
não podem ser
prolongados interminavelmente;

não podem simplesmente
ser expostos e reexpostos.

Devem seguir adiante
e se desenvolverem
---
ou morrer de tédio.


Não é bem assim, você diz.


Deve se afastar,
ter mudanças,
outras pessoas,
outros lugares,
a fim de que possa voltar
a um relacionamento,
como se fosse novo,
para ter constantes
princípios novos.

Nós seguimos adiante
numa sucessão prolongada
de reaberturas.

Algumas foram causadas
por separações profissionais
que eram necessárias,
mas se mostraram
desnecessariamente
duras e rigorosas
para duas pessoas
tão chegadas como nós.


Algumas foram fabricadas por você,
a fim de dispor
de mais oportunidades
de voltar à novidade
que tanto deseja.

Obviamente,
a parte de desenvolvimento
é um anátema para você.

Pois é a parte em que você
pode descobrir
que tudo o que possui
é uma coletânea de idéias
bastante limitadas
que não funcionam,
não importa quanta criatividade
lhes acrescente, ou
--- que é ainda pior para você ---
que tem o material
para alguma coisa gloriosa,
uma sinfonia,
em cujo caso há trabalho a realizar;

profundezas devem ser sondadas,
entidades separadas
cuidadosamente entrelaçadas,
o melhor para glorificarem
a si mesmas e umas às outras.

Suponho que é análogo
ao momento de escrever
em que não se pode fugir
ou não se deve fugir
à idéia de um livro.

Não resta a menor duvida
de que fomos muito mais longe
do que você jamais tencionou.

E paramos pouco antes
do que eu considerava
como os nossos próximos passos,
lógicos e maravilhosos.

Tenho testemunhado
o desenvolvimento com você
continuamente contido,
passei a acreditar
que nunca faremos mais
do que tentativas esporádicas
em nosso potencial de aprendizado,
em nossas espantosas
similaridades de interesses,
não importa quantos anos
possamos ter
--- porque nunca teremos
um tempo ininterrupto juntos.

Assim, torna-se impossível
o crescimento que tanto prezamos
e sabemos que é possível.

Ambos tivemos
uma visão de algo maravilhoso
que nos aguarda.

Contudo não podemos chegar lá,
a partir do ponto
em que nos encontramos.

Estou diante de uma
sólida muralha de defesas
e você tem a necessidade
de construir mais e ainda mais.

Anseio pela riqueza e plenitude
do desenvolvimento adicional
e você procurará meios de evitá-lo,
enquanto estivermos juntos.

Nós dois ficamos frustrados;

você é incapaz de voltar,
eu sou incapaz de seguir adiante,
num estado de luta constante,
com nuvens e sombras escuras
sobre o tempo limitado
que você nos concede.

Sentir a sua constante
resistência a mim,
ao crescimento
desse algo maravilhoso,
como se eu e isso
fossemos uma coisa horrível
--- experimentar as varias formas
que a resistência assume,
algumas cruéis
--- muitas vezes me causa sofrimento,
em um nível ou outro.

Tenho um registro
de nosso tempo juntos
e fiz uma analise profunda
e sincera.

Entristeceu-me
e até mesmo me chocou,
mas foi-me útil
para enfrentar a verdade.

Recordo dos dias
do principio de julho
e as sete semanas
que se seguiram
como nosso único
período realmente feliz.

Isso foi abertura e foi linda.

Depois,
houve as separações,
com o desligamentos arrebatados
e para mim inexplicáveis
--- e a igualmente terrível
evitação-resistencia em suas voltas.

Longe e apartados
ou juntos e apartados
é uma situação por demais infeliz.

Estou me observando
virar uma criatura
que chora muito,
uma criatura
que deve chorar muito,
pois quase não parece
que a compaixão é necessária
antes que a bondade seja possível.

Eu sei que não cheguei
até esse ponto da minha vida
para me tornar digna de compaixão.

Ser informada
que cancelar o seu encontro
para me ajudar,
quando eu me encontrava
em estado de crise,
“não daria certo para você”,

fez com que a verdade
desabasse em cima de mim
com a força de uma avalanche.

Encarando os fatos
tão honestamente quanto
me é possível,
sei que não posso continuar,
não importa o quanto assim deseje;
não posso me inclinar ainda mais.

Espero que você
não considere isto
como o rompimento de um acordo,
mas sim como a continuação
dos muitos e muitos finais
que você tem iniciado.

Acho que é uma coisa
que ambos devemos saber.

Eu devo aceitar que fracassei
em meu esforço de fazê-lo conhecer
as alegrias da afeição.


Richard,
meu precioso amigo,
isto é dito suavemente,
até mesmo ternamente,
com amor.

E os tons suaves
não servem para camuflar
uma raiva por trás;
são autênticos.

Não há acusações,
responsabilidades ou culpas.

Estou simplesmente
tentando compreender
e estancar a dor.

Estou enunciando
o que fui forçada a aceitar:

que você e eu
nunca teremos um desenvolvimento,
muito menos
a gloriosa expressão climática
de um relacionamento
desenvolvido ao máximo.

Tenho sentido
que se alguma coisa em minha vida
mereceu um afastamento
de padrões anteriormente estabelecidos,
indo alem de todas
as limitações conhecidas,
foi justamente
o nosso relacionamento.

Suponho que poderia
estar justificada
em me sentir humilhada
por todos os meus esforços
para que desse certo.

Em vez disso, porem ,
sinto-me orgulhosa de mim mesma
e contente por saber
que reconheci a rara
e maravilhosa oportunidade
que desfrutamos
enquanto a tivemos.

Dei tudo o que eu podia,
no sentido mais puro e elevado,
a fim de preservá-la.

É o que me conforta agora.

Neste momento horrível do final,
posso sinceramente dizer
que não conheço
nenhuma outra coisa
que poderia fazer
para nos levar ao lindo futuro
que poderíamos ter.

Apesar do sofrimento,
estou feliz por tê-lo
conhecido desta maneira especial
e sempre guardarei na memória
o tempo que passamos juntos.

Cresci com você e aprendi muito.

Sei também que fiz
grandes e positivas contribuições
a você.

Ambos somos
pessoas melhores
por havermos entrado em contato.


A esta altura, tão tardia,
ocorre-me que uma metáfora do xadrez ...

.....poderia também ser útil.

O xadrez é um jogo
em que cada parte
possui o seu próprio
objetivo singular,
mesmo quando
se confronta com a outra;

um meio do jogo
em que se desenvolve
e intensifica uma luta,
em que se perdem fragmentos,
de cada lado,
ambos ficando reduzidos;
a um fim de jogo
em que uma parte acua
e paralisa a outra.

Creio que você
vê a vida como uma partida de xadrez;
eu vejo como uma sonata.

E por causa dessas diferenças
tanto o rei como a rainha
são perdidos,
a canção
é silenciada.

Ainda sou sua amiga,
como sei que você também
é meu amigo.

Envio esta carta
com um coração repleto
do mais profundo e terno amor,
com toda a consideração
que tenho por você,
como não ignora,
além de um imenso pesar
por ficar incumprida
uma oportunidade
tão cheia de promessa,
tão rara e tão bela.”“.

Leslie
...................................


Fiquei olhando
pela janela para o nada,
um barulho estrondeando
em minha cabeça.

Ela esta errada.

É claro que esta errada.

A mulher não compreende
quem eu sou ou como penso.

É uma pena, pensei.

Depois,
amassei a carta
e joguei-a para longe.

Fragmentos - Ponte para o sempre
Richard Bach
Capitulo 30 - Pág 188-

Nota: Este trecho é cópia da carta real que Leslie que hoje é a mulher dele, escreveu durante as idas e vindas do inicio da relação.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Então é isso moça bonita
tenha um lindo e azul domingo

½ beijo deste simples pescador de ilusões, com o barco derivando neste teu olhar de intenções

antoniocarlos
em fevereiro
2o1o

PERGUNTA DO DIA BEM SUGESTIVA: Qual a diferença entre transar com o papa e transar com o marido? Transar com o papa é pecado e transar com o marido é milagre!



Música:- THE PIANO - SOUNDTRACK

Um comentário:

  1. e o Richard disse: " Esta é uma história sobre um cavaleiro que estava morrendo e a princesa que salvou sua vida. É uma história sobre beleza, feras, encantamentos e fortalezas, sobre as forças da morte que parecem e as forças da vida que são."

    Forte e belo tudo isso você não acha?

    Parabéns querido. Maravilhosa a postagem.

    beijos mil

    ResponderExcluir